quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os candidatos como eles "veem"

Você já imaginou, caro leitor, votar em um candidato sem conhecê-lo? Ou pelo menos sem tê-lo visto uma única vez em toda a vida? Para uns a possibilidade de não ver o candidato é quase inexistente, pois algumas pessoas precisam olhar o postulante para sentir a "veracidade" de suas propostas, porém para outras ela é recorrente. É o caso dos deficientes visuais que decidem seus votos somente ouvindo as propostas dos candidatos e conversando com familiares e amigos.


Agente, Ranulfo Filho, único retratista da Polícia Civil do Estado, transpôs para o papel as impressões dos deficientes visuais Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
A reportagem do Diário de Natal solicitou a três eleitores cegos que descrevessem como eles imaginam a fisionomia dos candidatos mais bem colocado nas pesquisas de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte: ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Os eleitores que aceitaram participar da proposta do jornal foram: Damião de Melo Souza, 34, deficiente desde os 17 anos; Maria de Fátima da Silva, 53, cegou aos 42 anos; eFrancisco de Assis Teodoro Dalvino, 39, deficiente visual desde o nascimento. Todos são moradores de Natal.

As impressões dos três eleitores que aceitaram o desafio de descrever os governadoráveis tendo como referência apenas a voz foram "traduzidas" pelo agente de Polícia Civil e único retratista do Estado, Ranulfo Filho, que há 25 anos trabalha com retrato falado. Enquanto ouvia a descrição de cada eleitor, ele desenhava e conversava com o deficiente visual procurando extrair todos os detalhes possíveis. "Dos cerca de mil desenhos que fiz em todos esses anos, tivemos êxito em apenas 15%. É um trabalho difícil porque dependemos exclusivamente dos detalhes repassados pelas pessoas e muitas vezes isso não ocorre pelo momento de tensão vivido pela vítima", contou Ranulfo.

Antes do início das ilustrações, o policial explicou aos eleitores como é a técnica do retrato falado e, em seguida, pediu para que ficasse apenas um na sala. Além de Ranulfo e do deficiente visual, somente a equipe do DN e o presidente do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte, Marcos Antônio da Silva, permaneceram no local. A média de tempo para cada desenho foi de 40 minutos. Embora dois dos três eleitores tenham se tornado deficiente visual já depois de adulto, eles não tiveram contato com a imagem ou mesmo com os respectivos candidatos.

ROSALBA CIARLINI

Características

Rosto um pouco quadrado, queixo saliente, boca grande e carnuda, cabelo loiro penteado para trás, usa brincos discretos, um pouco gorda, de estatura baixa, olhos grandes e castanhos, nariz médio, usa óculos (às vezes), uma pessoa séria que não sorri.

Por Francisco de Assis Teodoro Dalvino, 39 anos

IBERÊ FERREIRA de souza

Características

Moreno claro, tem estatura baixa, rosto comprido, olhos médios, nariz afilado, sobrancelhas grossas, orelhas médias, queixo largo, nariz normal, cabelo grosso, mas liso, bigode, boca com lábios carnudos olhos médios sendo castanho claro.

Por Damião de Melo Souza,

34 anos

CARLOS EDUARDO ALVES

Características

Rosto quadrado um pouco arrendondado, olhos castanho escuro, sobrancelhas normais, nariz afilado, cabelo cheio iniciando a calvície penteado para a direita, orelhas normais, boca carnuda, voz suave, aparenta ser uma pessoa calma e tranqüila.

Por Maria de Fátima da Silva,

53 anos


Notícia do diario de natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias